Buscar
  • moniquedanello

[5 DICAS] para perder a vergonha e começar a gravar vídeos



O meu papo de hoje é com você, que é louco para postar um videozinho no seu instagram ou para começar um canal no youtube, mas não faz nem uma coisa e nem outra porque morre de vergonha. Preparei [5 DICAS] especiais para você perder o medo e começar a gravar vídeos!


DICA 1: Ninguém nasce sabendo

Eu, você, todo mundo que pegou o celular para fazer um vídeo já errou algum dia na vida. Ninguém começa voando! Você vai gaguejar, vai esquecer o que quer falar, repetir 87 vezes, ficar p* da vida porque não está saindo. Isso já aconteceu comigo e certamente vai acontecer com você, fica tranquilo! Uma dica para dar o primeiro passo e começar a ganhar coragem é: procure vídeos antigos de pessoas que você gosta de assistir, de cara você vai sentir a diferença. Desenvoltura na frente das câmeras a gente só ganha com tempo e prática. Se eu pegar minhas primeiras reportagens, em 2010, prepare-se: eu vou sentar e chorar!


Dica 2: Praticar, praticar e praticar

Esse é o maior segredo! Você pode começar em frente ao espelho, pode falar sozinho no banho, a ideia é ir se costumando com sua voz e sua aparência. Você pode gravar quantos vídeos quiser e não postar nada, gravar para se assistir depois. Gravando você vai se adaptar com o ambiente, com a câmera e vai vendo se o resultado te agrada ou não. Essa é uma dica fundamental.


Dica 3: Planejar o conteúdo

Não importa o tamanho do vídeo, seja para stories ou para IGTV, youtube, é muito importante você planejar o que vai falar. Se for um vídeo curto, é fundamental que você se organize para não ficar dando voltas e fazer 498 stories do mesmo assunto. Se for um vídeo mais longo, é a garantia de que você não vai esquecer de pontuar nada que seja importante. Eu sempre faço um roteiro, antes de gravar vídeos maiores. Tenho um caderninho só para isso. Prefiro anotar em tópicos e vou desenvolvendo, nada de decorar o que vai falar! Minha sugestão é: fale sobre um tema que você domina.


Dica 4: Gravar sozinho e olhar sempre para a câmera

Escolha bem o lugar onde você vai gravar seus vídeos. Se você morre de vergonha, o ideal é que esteja longe das pessoas para não se sentir intimidado e ficar mais solto. Se for um vídeo mais longo, escolha um cantinho tranquilo, em casa, onde você possa gastar o tempo necessário. Importante: mesmo sozinho, tente imaginar uma pessoa do outro lado da câmera. Você precisa olhar para ela, como se estivesse olhando no fundo dos olhos de quem está te assistindo. Hoje em dia, é muito comum que as pessoas olhem para a própria imagem na tela do celular. Depois o vídeo fica estranho, parece que você está desviando o olhar.


Dica 5: Não gostou? Apaga e faz de novo

O bom de vídeo gravado é que você pode fazer quantas vezes quiser, até você gostar. Eu sempre faço isso com meus stories, gravo e apago porque não gostei da minha voz, da luz, tinha sombra, cortou uma parte da frase. Na hora que você se sentir seguro, posta e sai correndo! Não se importe com os comentários negativos. Te garanto: depois que você postar o primeiro, vai ganhar confiança para fazer mais.


Gostaram das dicas? Querem saber alguns truques de instagram? Comentem aqui, que logo tem post novo para vocês!







117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo